Tatuagem na gravidez, sim ou não?
14 de março de 2016
PRAIA x TATUAGEM
30 de abril de 2016
Show all

Minha Tatuagem Inflamou e agora?

Isobel, Berlin, 2008. PORTFOLIO. Isobel Varley has a full bodysuit of tattoos, and in 2000 she was registered by the Guinness World Records to be The WorldÕs Most Tattooed Senior Woman. She still is today. She regards tattooing as a beautiful art, and is travelling around the world showing her body at different tattoo-venues. Isobel is 73 years old and lives in England. Photo: Andrea Gjestvang/MOMENT

Você separa muitas referências, demora meses para decidir sobre sua tatuagem, procura um tatuador de confiança e faz aquela arte linda. Mas de repente você percebe que sua tatuagem inflamou. E agora?

tatuagem-infeccionada10468348_700982209968293_3189115970427539126_n

A inflamação na tatuagem pode ocorrer por diversos motivos, mas os principais deles é não seguir as recomendações do tatuador.

O procedimento da tatuagem é praticamente cirúrgico e a pele ferida deve ter cuidados específicos, como não expor a região tatuada diretamente ao sol nos primeiros dias. Para pessoas que freqüentam academia, é imprescindível o cuidado para não relar a tatuagem nos aparelhos, pelo menos nos primeiros dois dias, aparelhos de academia, móveis e objetos sujos podem transmitir bactérias para a pele causando assim um processo inflamatório.
Para a sua tatuagem curar com saúde, ela deve arejar para sarar naturalmente. Evite roupas que possam irritar a área e proteja-a do sol para evitar sangramento da tinta.

Banho de mar e de piscina é proibido pelo menos nos primeiro 15 dias.

E o mais importante, certifique-se de que todo material de seu tatuador é esterilizados ou descartáveis. Verifique se as agulhas são novas e descartáveis. Um bom tatuador faz questão que você veja que o material é descartável. Em caso de dúvida, pergunte.

Para identificar estes sintomas, passe a mão na área afetada. Sente calor irradiando do local? Se sim, seu desenho pode estar seriamente inflamado. Está ficando mais vermelho (ou vermelho mais escuro) em torno das linhas? Esse é outro sinal de infecção. Bolhas ou pústulas com fluido são sinais definitivos de que você precisa consultar um médico, assim como o aparecimento de relevo (que deve ir desaparecendo nos primeiros dias). Se ainda não passaram nem quatro dias desde que fez a tatuagem, espere para ver e não sofra por antecipação. Se após este tempo a dor continuar muito difícil de suportar, mas ainda não tem certezas de tem infecção, fale com o seu tatuador.

 

Falar com o tatuador

12380436_914597241990236_720985980_n

Mostre a pele ao seu tatuador. Caso ainda não tenha a certeza de que tem sintomas de inflamação, esta é a melhor pessoa para ver e aconselhar. Mostre-lhe o progresso e peça para ele te dar uma opinião sobre a saúde da tatuagem. No entanto, se os seus sintomas forem graves – como secreções com odor – vá diretamente ao médico e não perca tempo precioso para tratar deu problema a falar com o artista.

Falar com o médico

Caso tenha falado com o seu tatuador e os sintomas de inflamação permaneçam, o ideal é ir ao médico. Ele pode dar-lhe antibiótico para tratar seu problema o mais rápido possível. Dependendo do nível de infecção, ele pode prescrever também medicamentos de aplicação tópica. Comece a tomar os medicamentos aconselhados assim que possível para ajudar o seu organismo a combater o problema. As infecções tópicas são, geralmente, tratadas rapidamente enquanto que as sanguíneas são mais sérias e perigosas, demorando mais tempo.

Medicamentos

Se já foi no médico, ele deve ter recomendado o uso de antibióticos e uma pomada tópica. Neste caso, você deve aplicar a pomada regularmente e manter a região o mais limpa possível. Para limpar, lave gentilmente com água limpa duas vezes por dia ou siga as recomendações específicas do seu médico. Depois de tratar, pode ser preciso manter o desenho tapado com gaze estéril, mas não esqueça que a tatuagem precisa de ar fresco para sarar e não criar novas infecções. Mantenha a sua tatuagem seca durante o tratamento de infecção. Depois de lavar com água limpa (pode usar sabonete neutro) seque-a completamente.

Lembre-se que a sua tatuagem é permanente – trate-a com carinho e ela se manterá sempre linda e saudável!

1624649_10207929053438637_1800704553_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *