FLASH GAY – Mantra Tattoo
22 de agosto de 2017
POP Flash Tattoo
8 de abril de 2018
Show all

Como cuidar das suas tatuagens no verão?

Enfim o verão está chegando! E assim como nós, você com certeza ama praia, se não ama, pelo menos aquela piscina no final de semana você corre para pegar.

Aqui no Brasil o Sol é o grande vilão da pele como um todo, se você não se proteger pode causar o envelhecimento precoce, queimaduras com cicatrizes muitas vezes permanentes além do temido câncer de pele que a cada ano aumenta de forma alarmante no país.

Mas o que pode acontecer com a tatuagem?

A tatuagem está na nossa pele, não é? E ela sofre todo o processo de envelhecimento assim como a pele, porém em um processo um pouco diferente.

Quando você faz uma tatuagem, a agulha penetra a epiderme e deposita a tinta na derme, logo após isso o corpo começa um processo inflamatório natural, o nosso sistema imunológico envia células para o local da ferida afim de expulsar aquele “corpo estranho” que está invadindo-o. Após esse processo inflamatório inicial a tinta fica “presa” na derma por um emaranhado de células, os macrófagos que são os responsáveis por tentar expulsar a tinta do corpo e que acaba absorvendo parte da tinta e os fibroblastos e o colágeno que criam uma “teia” natural, impedindo então que a tinta se espalhe pelo corpo e desapareça.

Quanto você faz uma seção de laser para remover a tatuagem, o laser age nos fibroblastos, quebrando essa rede de células e levando a tinta para a corrente sanguínea.

Mas o que toda essa aula de biologia tem a ver com o verão? Então, quando você toma sol, os raios solares que atravessam sua pele e muitas vezes podem atingir até mesmo as camadas mais profundas da pele, fazem esse mesmo processo do laser, com o tempo esses raios quebram essa rede de células e liberam a tinta na sua corrente sanguínea dando a sua tatuagem um aspecto de velha e apagada.

 

 

 

 

Quando o Pedro Bial lá nos anos 2000 dizia: “Use protetor Solar” além de toda parada filosófica ele também alertava caro coleguinha.


Mas então como podemos cuidar da tatuagem? Vem com a gente, com essas dicas:

  1. Protetor solar 

Use protetor solar com fator pelo menos entre 50 e 60. De marcas confiáveis. Hoje em dia existem protetores aerossol, que espalha super bem e adere muito mais na pele. E abominem da vida de vocês os famosos bronzeadores.

  1. Hidratação 

Hidrate MUITO a área tatuada, use e abuse das loções pós sol ou dos hidratantes corporais. E claro, tome bastante água também – a sua pele agradece 🙂 Tatuagens não hidratas ficam com um aspecto nada legal, você desembolsou uma grana nela, então apresente ela bem lindona para o mundo.

  1. No carro

Pouca gente usa protetor solar na hora de pegar a estrada durante o verão, e o resultado é sempre o mesmo: marca de camiseta ou apenas um braço mega queimado. Deixe um protetor solar no porta luvas do seu carro para não passar perrengue e nem machucar a sua tattoo na hora de pegar o carro. E claro, isso vale também para biciletas e motos.

  1. Piscina, sauna e mar

Se você acabou de fazer a sua tatuagem, nem pense em passar perto de piscinas ou mar (falamos disso aqui). Isso porque por ela ser recente e não estar cicatrizada, pode inflamar e atrapalhar a cicatrização – espere pelo menos uma semana para pegar uma praia, O.K? E sol: nem pensar.

  1. Horários de pico do sol 

Evite o sol até as 13h, que é o horário em que os raios estão mais fortes e queimam mais. Deixe para ir para a praia mais para o fim da tarde, quando o sol está mais ameno, mas não se esqueça de, ainda assim, passar muito protetor solar na sua tatuagem.

Cuidar da tattoo não requer muitos cuidados, apenas a mantenha protegida do sol, limpa e hidratada. Se você quiser continuar com sua tattoo linda e com as cores fortes e bem traçadas, tome cuidado na hora de a expor 🙂 Bom verão! 

Fonte: Oba Oba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *